Avaliação Segundo Ano - Ensino Médio

21/11/2013 00:34

1- Assinale abaixo as alternativas que conceituam de forma correta a ideia de humilhação.
( ) A- A humilhação consiste no ato de tratar as pessoas de forma igualitária, tendo em vista a ideia de que todos somos iguais.
( ) B- A humilhação consiste no ato de submeter pessoas à situações vergonhosas em razão das diferenças que caracterizam as pessoas.
( ) C- Consiste no ato de submeter os indivíduos a tratamentos igualitários por entender que as diferenças constituem um aspecto positivo da nossa humanidade.
( ) D- O ato de humilhar tem como base mental a ideia de que as diferenças estabelecem uma hierarquia entre os melhores e os piores, os dignos e os indignos.
( ) E- A humilhação se caracteriza exclusivamente a tratamentos vergonhosos que os indivíduos são submetidos em função da sua condição racial.

2- É possível observar que no Brasil o preconceito racial em relação ao negro ocorre:
( ) A - De forma inteiramente aberta, pois existe de fato uma separação física entre brancos e negros no Brasil.
( ) B- De forma aberta, mas sem resultados sociais negativos para os negros, pois apesar do estigma, eles conseguem boas oportunidade de trabalho e de acesso à educação.
( ) C- De uma forma mais fechada, escamoteada em relação ao que ocorre em alguns países, como por exemplo, no EUA.
( ) D- Em uma escala tão pequena que sua existência pode até ser ignorada.
( ) E- Nenhuma das alternativas acima.

3- Em uma breve comparação entre o preconceito racial praticado nos EUA e o praticado no Brasil, percebemos que:
( ) A- O processo de intensa miscigenação no Brasil impossibilitou a existência de um preconceito mais agressivo, tal como ocorre nos EUA, onde a sociedade é mais dividida em blocos raciais.
( ) B- Não existem diferenças significativas entre o preconceito praticado nesses dois países.
( ) C- Nos Estados Unidos o preconceito racial não gera problemas efetivos à sociedade. Já no Brasil os problemas gerados pelo preconceito racial são bem mais agressivos em relação aos EUA.
( ) D- Nos dois países o preconceito racial deixou de ser um problema há muitos anos.
( ) E- Nos EUA a miscigenação dificultou um preconceito racial efetivo, enquanto no Brasil o padrão predominantemente branco da sociedade é o estímulo utilizado pelos indivíduos racistas para suas práticas segregadoras e humilhantes.

4- Assine as alternativas que explicam a postura do Estado Brasileiro em relação ao preconceito racial praticado com o negro.
( ) A- Desconhece o preconceito racial que ocorre no Brasil e, portanto, não toma numa atitude.
( ) B- Reconhece o preconceito existente e tenta amenizar através de políticas públicas como as cotas raciais.
( ) C- Reconhece, mas nada faz, pois tem em mente que as desigualdades de acesso aos bens enriquecem a sociedade como um todo.
( ) D- Promove, através dados obtidos pelo IBGE, ações que visam conscientizar as pessoas de que as diferenças são positivas desde que não conduzam a desigualdades de oportunidades na sociedade.
( ) E- Reconhece, mas atribui exclusivamente à sociedade civil a função de resolver os conflitos surgidos em função do preconceito racial.

5- Escolha a alternativa que completa corretamente o excerto abaixo.
"Em função das melhorias nas condições de vida população brasileira, resultado da expansão dos serviços de saúde e do acesso facilitado aos bens materiais de primeira necessidade, a expectativa de vida do brasileiro aumentou. Consequentemente...
( ) A - A população envelheceu, de forma que é necessário refletir sobre as formas de inserção das pessoas da terceira idade na nossa sociedade para criarmos uma sociedade inclusiva.
( ) B- A população brasileira envelheceu é com isto, tornou-se muito mais improdutiva e desorganizada, haja visto que as pessoas da terceira idade apenas vivem de uma aposentadoria sem nada produzir.
( ) C- A população mais jovem cresceu significativamente em relação à população mais velha. Com isto, o desrespeito em relação às pessoas da terceira idade tem aumentado.
( ) D- A população na faixa da terceira idade diminuiu significativamente, o que denuncia os maus tratos aos quais são submetidos.
( ) E- Nenhuma das alternativas acima.

6- O Estatuto do Idoso, promulgado em 1o de outubro de 2003, completa este dez anos em 2013 e revela que a expectativa de vida do brasileiro cresceu significativamente. No entanto, mesmo com os avanços proporcionados por este importante documento observamos que:
( ) A- Não temos a garantia dos direitos estabelecidos no estatuto em função da falta de recursos oferecidos pelo poder público e em razão do desrespeito dos cidadãos pelos direitos adquiridos pelas pessoas da terceira idade.
( ) B- Embora o poder público ofereça todas as condições para uma vida plena em dignidade, o desrespeito dos cidadãos pelos direitos das pessoas da Terceira Idade ainda é maior dificuldade encontrada por este setor da sociedade.
( ) C- Embora exista o respeito pleno pelas pessoas da Idade por parte dos cidadãos, o poder público ainda não cumpre sua função, pois não garante os direitos à saúde, ao transporte e a condições de entretenimento.
( ) D- Não é preciso repensar o papel das pessoas da Terceira Idade no Brasil, pois todos os direitos e objetivos propostos no Estatuto do Idoso já foram alcançados.
( ) E- Nenhuma das alternativas acima.

7- Leia atentamento o texto e responda
O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o pais fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga (corrompida nação fictícia de Lima Barreto). FRAGA, P. Ninguém e inocente. Folha de S. Paulo. 4
out. 2009 (adaptado).
O distanciamento entre "reconhecer" e "cumprir" efetivamente o que e moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano,porque as normas morais são
( ) A- decorrentes da vontade divina e, por esse motivo, utópicas.
( ) B- parâmetros idealizados, cujo cumprimento e destituído de obrigação.
( ) C- amplas e vão além da capacidade de o individuo conseguir cumpri-las integralmente.
( ) D- criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei a qual deve se submeter.
( ) E- cumpridas por aqueles que se dedicam inteiramente a observar as normas jurídicas.

8- A ética exige um governo que amplie a igualdade entre os cidadãos. Essa é a base da pátria. Sem ela, muitos indivíduos não se sentem "em casa", experimentam-se como estrangeiros em seu próprio lugar de nascimento. SILVA, R. R. Ética, defesa nacional, cooperação dos povos. OLIVEIRA, E. R (Org.) Segurança & defesa nacional: da competição à cooperação regional. São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 2007 (adaptado).
Os pressupostos éticos são essenciais para a estruturação política e integração de indivíduos em uma sociedade. De acordo com o texto, a ética corresponde a:
( ) A- Valores e costumes partilhados pela maioria da sociedade.
( ) B- Preceitos normativos impostos pela coação das leis jurídicas.
( ) C- Normas determinadas pelo governo, diferentes das leis estrangeiras.
( ) D- transferência dos valores praticados em casa para a esfera social.
( ) E- proibição da interferência de estrangeiros em nossa pátria.

9- A lei não nasce da natureza, junto das fontes frequentadas pelos primeiros pastores; a lei nasce das batalhas reais, das vitórias, dos massacres, das conquistas que têm sua data e seus heróis de horror: a lei nasce das cidades incendiadas, das terras devastadas; ela nasce com os famosos inocentes que agonizam no dia que está amanhecendo. FOUCAULT, Michel. Aula de 14 de janeiro de 1976. In: Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
O filósofo Michel Foucault (séc. XX) inova ao pensar a política e a lei em relação ao poder e à organização social. Com base na reflexão de Foucault, a finalidade das leis na organização das sociedades modernas é
( ) A- Combater ações violentas na guerra entre as nações.
( ) B- coagir e servir para refrear a agressividade humana.
( ) C- criar limites entre a guerra e a paz praticadas entre os indivíduos de uma mesma nação.
( ) D- estabelecer princípios éticos que regulamentam as ações bélicas entre países inimigos.
( ) E- organizar as relações de poder na sociedade e entre os Estados.

10- A política implica o envolvimento da comunidade cívica na definição do interesse público. Vale dizer, portanto, que o cenário original da política, no lugar de uma relação vertical e intransponível entre soberanos e súditos na qual a força e a capacidade de impor o medo exercem papel fundamental, sustenta-se em um experimento horizontal. Igualdade política, acesso pleno ao uso da palavra e ausência de medo constituem as suas cláusulas pétreas. LESSA, R. Sobre a invenção da política. Ciência Hoje. Rio de Janeiro v.42 n.251. ago. 2008 (adaptado).
A organização da sociedade no espaço é um processo histórico-geográfico, articulado ao desenvolvimento das técnicas, à utilização dos recursos naturais e à produção de objetos industrializamos. Política é, portanto, uma organização dinâmica e complexa, possívelapenas pela existência de determinados conjuntos de leis e regras, que regulam a vida em sociedade. Nesse contexto, a participação coletiva é:
( ) A- necessária para que prevaleça a autonomia social.
( ) B-imprescindível para uma sociedade livre de conflitos.
( ) C- decisiva para tornar a cidade atraente para os investimentos.
( ) D- indispensável para a construção de uma imagem de cidade ideal.
( ) E- indissociável dos avanços técnicos que proporcionam aumento na oferta de empregos.

11- Parte escrita:
Elabore um texto apresentando os argumentos que você utilizaria para demonstrar para um governante a forma como as pessoas negras e idosas são cotidianamente expostas à situações de humilhação no Brasil. Aborde, também, as soluções que você proporia para os problemas apresentados.