Galileu Galilei

24/10/2017 19:40

Galileu Galilei

A paixão pela Física e a Matemática falou mais alto que a Medicina

 

Galileu Galilei nasceu na cidade de Pisa (Itália), no dia 15 de fevereiro de 1564.

Seu pai, Vicenzo Galilei, um comerciante de tecidos, amante da música e da matemática, sempre desejou que o filho estudasse Medicina.

Assim, em 1581, Galileu iniciou seus estudos na Universidade de Pisa, mas largou o curso quatro anos depois de forma definitiva para se dedicar ao estudo da Física.

Antes, Galileu já estava interessado na matemática e estudava meio que escondido do próprio pai.

Em 1589 — ou seja, quatro anos depois de largar tudo que o pai planejou — ele já era catedrático de Física nesta mesma universidade e iniciou suas primeiras investigações, principalmente no campo da mecânica, tentando descrever e explicar os fenômenos da Física em linguagem matemática.

 

A principal contribuição de Galileu no campo da Física foi adotar e defender o método científico de experimentação prática das teorias, combatendo o modelo aristotélico que era adotado anteriormente. Não bastava explicar o fenômeno por fórmulas (teoria), ele tinha que acontecer (prática) para facilitar o entendimento e comprovar a teoria.
Ele desenvolveu também os fundamentos da mecânica com o estudo de máquinas simples como a alavanca e o uso do plano inclinado. Galileu também inventou a balança hidrostática, o compasso geométrico, uma régua calculadora e o termobaroscópio, usado para medir a pressão atmosférica, que acabou servindo mais como um termômetro.
Mas a principal invenção de Galileu — que nem foi uma invenção, mas sim um aprimoramento de um instrumento semelhante — talvez tenha sido sua ruína em uma época onde questionar os dogmas católicos era comprar uma passagem só de ida para as temidas fogueiras da Inquisição…
A luneta de Galileu e os olhos abertos para o Universo
Preparei um tubo de chumbo, nas extremidades do qual encaixei duas lentes de vidro, ambas planas de um lado, mas do outro lado uma esféricamente convexa e outra côncava. Aplicando o olho às lentes vi os objetos bastante mais próximos. Pouco depois construí outro telescópio mais perfeito, que aumentava os objetos cerca de sessenta vezes. Por fim, não me poupando a trabalhos nem despesas consegui construir para meu uso pessoal um instrumento tão perfeito que os objetos observados com ele pareciam aumentados cerca de cem vezes.
A luneta não foi uma invenção de Galileu. O crédito cabe ao holandês Hans Lippershey, que combinou uma série de lentes para poder observar objetos a grandes distâncias. Só que a invenção de Lippershey tinha lá suas falhas e limitações, já que os objetos observados ficavam distorcidos.
 
A luneta de Lippershey
Galileu teve conhecimento da invenção e logo tratou de construir uma luneta que não apresentava distorções e ainda por cima era bem mais potente que a de Lippershey, alcançando com perfeição a visão de objetos em distâncias ainda maiores.
Com sua luneta — já podemos chamá-la de telescópio? — , Galileu pode observar as crateras na Lua, as manchas solares, os satélites de Júpiter, os anéis de Saturno e as fases de Vênus, além de estudar as constelações Plêiades, Órion e Câncer, além da Via Láctea.
Óbvio que um instrumento desses nas mãos de uma mente privilegiada logo causaria alguma perturbação na Força.
https://cdn-images-1.medium.com/max/1200/1*CKEPQO2ZTnTP0-w9mg8F_g.jpeg
Modelo do Sistema Solar proposto por Copérnico
E foi exatamente o que aconteceu, pois Galileu passou a defender o Heliocentrismoproposto por Nicolau Copérnico, que defendia que o Sol era o centro do Universo.
Hoje em dia a teoria de Copérnico está errada, mas na época ele, Galileu e Johannes Kepler — que defendia, além das teorias de Copérnico, o sistema de órbitas em elipse — abalaram os dogmas católicos e a teoria vigente do Geocentrismo, proposto por Ptolomeu lá no século II, que afirmava que a Terra era o centro do Universo.
Assim que Galileu publicou seus estudos no livro Sidereus Nuncius — “O Mensageiro das Estrelas” — em 1610, foi contestado pela Igreja Católica e teve que enfrentar o Tribunal da Inquisição.
 
 
Fonte: https://historiazine.com/o-pai-da-ci%C3%AAncia-moderna-667cfd10b175